"DESDE 1993"

"BICICLETARIA VANBIKE - desde 1993" - Rua Comendador João Lopes,438 - Centro - Caçapava/SP CEP:12282-290

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ALGUMAS DICAS BASICAS SOBRE MTB; 01AO 05.

1) É necessário usar calções de lycra para andar de bicicleta?
É o mais recomendável. De preferência, bem justa nas pernas. Mesmo nos passeios mais tranqüilos, convém usá-las. Você se sentirá mais cômodo e sem roçar no selim.

2) Mudo meus pedais normais por uns de encaixe?
É uma opção muito recomendável, especialmente se você utiliza a bicicleta freqüentemente. Aprendendo a encaixar e desencaixar o pé do pedal, você terá mais segurança dos que utilizando os pedais normais (de plataforma). Seu rendimento será muito melhor. Muita atenção quando colocar os encaixes na sapatilha: seu pé não deve ficar torto. Isso evitará problemas nos joelhos.

3) Porque os selins são cada vez mais estreitos e pouco acolchoados ?
Se você é um daqueles que anda pouco de bicicleta, pode optar por um selim mais largo. Se pedala constantemente, por várias horas seguidas, não há nada como um selim estreito para evitar problemas de possíveis assaduras e "tirar" o peso extra.

4) Qual a pressão correta para os pneus?
É algo muito variável. Depende do próprio pneu, aro e, inclusive, da câmara de ar. Além de nosso próprio gosto. Para que tenha uma idéia e dependendo do seu peso, a melhor maneira é o teste do dedômetro. Muito cheio e bem duro é ideal para asfalto ou terrenos com poucos buracos e pedras. Cuidado para não deixar muito vazio e correr o risco de furar em uma pedra. Isso é muito pessoal.

5) Qual a posição correta do selim, com a ponta para cima ou para baixo?
O correto é utilizá-lo sempre na posição horizontal, em relação ao solo. Em descidas, a tendência é levá-lo ligeiramente levantado na ponta, o que faz com que fiquemos com o corpo mais inclinado e com um peso maior sobre a roda traseira. Há quem prefira ao contrário, devido aos problemas de coluna, ou para evitar dores lombares em subidas mais prolongadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário