"DESDE 1993"

"BICICLETARIA VANBIKE - desde 1993" - Rua Comendador João Lopes,438 - Centro - Caçapava/SP CEP:12282-290

sábado, 5 de maio de 2012

OS EQUIPAMENTOS CERTO PARA CADA TIPO DE CICLISTAS

Para cada perfil de ciclista existem equipamentos específicos a serem adquiridos e a bike, logicamente, é o principal deles. Mas, além da bicicleta existe toda uma parafernália que o biker deve possuir, sejam os itens básicos de segurança, ferramentas ou outros acessórios tornam a pedalada mais prazerosa e confortável.
Para quem está ingressando no esporte, o ideal é começar devagar e adquirir o básico, para mais tarde, à medida que se ganha condicionamento físico, investir em equipamentos, vestuário e acessórios mais específicos.
Dividimos os equipamentos em kits, de acordo com cada tipo de biker. São cinco níveis de equipamentos, desde o ciclista que quer apenas pedalar nos finais de semana para o lazer e também para os bikers mais exigentes e também para aqueles que levam a competição a sério.
As sugestões de kits são meramente ilustrativas e podem variar de acordo com o gosto, bolso, prioridades e objetivos de cada ciclista.

KIT INICIANTE
Para o ciclista iniciante que curte rodar perto de casa ou em parques e ciclovias.
Bike de entrada
Antes de comprar pesquise bastante qual o melhor modelo para os seus objetivos. Quem quer passear no parque não precisa investir numa bike de competição e vice-versa. O mais importante é comprar no tamanho certo para sua estatura. A dica é colher informações antes de fechar negócio numa boa bike shop.
Capacete
Embora não seja obrigatório, pedalar sem capacete não é recomendável. No mercado há modelos a partir de R$ 40.
Suporte e garrafa
Em tempos de aquecimento global nem pensar em pedalar sem se hidratar.
KIT BÁSICO
Para quem já se aventura em pedaladas com quilometragem mais elevada e com duração de até três horas.
Bermuda
Bermudas de ciclismo aumentam a segurança nas pedaladas, pois shorts e bermudas comuns podem enroscar na bicicleta e causar acidentes. Quanto mais espesso o forro, maior será o conforto.
Luvas
Em caso de quedas as mãos serão as primeiras a tocarem o chão. Prefira os modelos feitos com tecidos mais resistentes na palma da mão e com tecidos respiráveis na parte superior.
Óculos
Para proteger os raios solares nocivos e nas trilhas, dos insetos e das pedrinhas lançadas pelo biker da frente. Procure por modelos que tenham boa ventilação para evitar o embaçamento.
Camisa de ciclismo
São feitas de poliéster que evaporam o suor e não encharcam e tem bolsos na traseira para transporte.
Ciclocoputador básico
Esse equipamento custa pouco e ajuda a acompanhar a evolução do ritmo e das distâncias.
Câmara de ar e espátulas
Pneus furam quando menos se espera. Ter pelo menos uma câmara e um par de espátulas é fundamental.
Bolsa de selim
Para guardar a câmara e as espátulas e outros objetos pessoais
Bomba
Nem sempre o pneu vai furar perto de um posto de gasolina, por isso é bom se garantir.
Dois suportes de caramanhola
Pedalar mais longe vai exigir mais hidratação. A maioria das bikes tem furação para dois suportes de caramanhola.

KIT INTERMEDIÁRIO


KIT INTERMEDIÁRIO

Para bikers que pedalam pelos menos quatro vezes por semana e com jornadas que podem durar o dia todo. Muitos competidores se encaixam nessa faixa.

Bike mais leve
Tanto para ciclistas de estrada quanto para os mountain bikers, bikes de menor peso vão aumentar o desempenho e desgastar fisicamente menos o ciclista.
Capacete mais leve e arejado
Uma capacete mais leve vai consumir menos energia do ciclista. Quanto mais arejado e com maior número de aberturas para ventilação melhor.
Pedal de encaixe
Estudos apontam que pedalar encaixado aumenta em até 30% a eficiência da pedalada. Quem pedala uma vez assim, não volta mais atrás.
Sapatilha
Prefira os modelos mais leves e confortáveis. Para o mountain bike, um solado com desenho e cravos antiderrapantes é indispensável.
Mochila de hidratação
Há modelos que transportam até três litros e têm bolsos para pequenos objetos. A dica é escolher um modelo bem leve e carregar só o essencial.
Ferramentas
É importante ter sempre a mão uma ferramenta do tipo canivete com chaves Allen e fenda, chave de corrente e pelo menos mais uma câmara de ar.
Rack para transporte
Acessório fundamental para levar a bike até o ponto de início da pedalada ou para as viagens a turismo ou de competição. Vale a pena investir num bom rack de teto ou aqueles de traseira, que vão fixados na bola de engate.
Cardiofrequencímetro básico
Indispensável para monitorar os batimentos cardíacos e acompanhar a evolução do condicionamento físico
Bermuda ou bretelle
Pedaladas longas ficam mais fáceis confortáveis com bermudas com forros mais densos e confortáveis. As bermudas do tipo bretelle, espécie de macaquinho com alças, não saem do lugar, aliviam a pressão sobre o abdômen e aumentam o conforto.
Corta-vento
Vestuário que garante o conforto nos dias frios. Quando dobrados, cabem no bolso traseiro da camisa.
Manguitos e pernitos
Para longas pedaladas que começam cedinho, com o frio da manhã. São bastante práticos e eficientes e podem ser enrolados e levados no bolso da

KIT AVANÇADO
Para bikers que tomaram realmente gosto pelo esporte, seja o ciclismo ou o mountain bike. Participam de viagens e expedições de vários dias e sob qualquer condição climática. Aqueles que competem encaram provas mais longas e duras e que podem durar vários dias.
Duas bikes
Ciclistas que gostam de competir vão ter uma bike só para treinare assim pouparem a bike de corrida. A bike de competição será mais leve e com melhores componentes. Mesmo quem não gosta de competir vai ter uma bike para “surrar” no dia a dia – pode ser uma speed – e outra para ser usada nos finais de semana ou em ocasiões especiais.
Mala Bike
Imprescindível para se deslocar nas viagens de ônibus ou de avião até o local da prova ou do início da cicloviagem. Os modelos rígidos são mais indicados para as viagens aéreas.
Cardíofrequencímetro
Modelos mais sofisticados fornecem dados bem completos que podem ser baixados no computador para o acompanhamento da performance do biker.
GPS
Há modelos específicos para ciclistas. Indispensável para o biker mais aventureiro que gosta de pedalar em lugares inusitados.
Bomba de pé
Nada como não depender de oficinas ou de postos de gasolina para calibrar os pneus. Especialmente quando se tem duas ou mais bikes em casa.
Bomba calibragem suspensão
Fundamental para os competidores de mountain bike, que podem ficar de olho na pressão e personalizar a calibragem de acordo com o gosto pessoal

KIT COMPLETO
Bikes mais leves
Bikes de ciclismo na faixa dos 7 kg, mountain bikes hard tail na casa dos 9 kg e mountain bikes full suspension na faixa dos 10,5 kg podem chegar a custar o preço de um carro, mas quanto mais leve, maior será o desempenho e menor o cansaço.
Rodas de competição
Aliviar peso de tudo o que gira é fundamental e um par de rodas bem leves é sempre uma carta na manga que faz diferença notável no desempenho da bike, especialmente nas subidas. Para mountain bikers é interessante rodas tubeless, que trazem no interior um líquido vedante e selam furos automaticamente.
Sapatilhas leves
Para ciclistas de estrada, os modelos com solado de carbono são a última palavra, já para o mountain bike, os modelos feitos com tecidos tecnológicos que não encharcam são mais indicados
Jogo extra de pneus
Cada terreno e condição climática vai exigir um tipo de pneu diferente. É interessante ter pelo menos um jogo para piso seco e outro para molhado.
Rolo de aquecimento
Serve tanto para treinar em casa nos dias em que o clima não permite sair na rua e, para os competidores, serve para aquecer antes da largada.
Cilindros de CO2
Confortável para os entusiastas e indispensáveis para competidores, o equipamento enche o pneu num instante. O ideal é levar pelo menos dois cilindros.
Texto de Marcos Adami

Nenhum comentário:

Postar um comentário