"DESDE 1993"

"BICICLETARIA VANBIKE - desde 1993" - Rua Comendador João Lopes,438 - Centro - Caçapava/SP CEP:12282-290

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ciclista que morreu em 2003 pode herdar título do Tour de France de Armstrong

Diversos adversários do ciclista norte-americano também têm seus nomes envolvidos em acusações de doping
       

Lance Armstrong perdeus os títulos do Tour de France entre 1999 a 2005
 
 
 
 
O ciclista cazaque Andrei Kivilev, que morreu em 2003
Um ciclista que morreu em 2003 pode herdar postumamente o título de campeão do Tour de France de 2001. O cazaque Andrei Kivilev, que ficou em terceiro na competição, é o mais “apto” a levar o título perdido por Lance Armstrong após decisão da Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) de retirar os 7 campeonatos do norte-americano Lance Armstrong, de 1999 a 2005.
O caso é que o segundo lugar daquele ano ficou com o alemão Jan Ullrich, que também foi banido do ciclismo por doping. A decisão está nas mãos da União Ciclística Internacional (UCI).
A possibilidade de Kivilev ser declarado o vencedor expõe a “saia justa” que a UCI terá de enfrentar para anunciar os novos vencedores da Volta da França de 1999 a 2005 já que diversos dos adversários de Armstrong foram flagrados em exames antidoping durante ou após a época de domínio do norte-americano.
Kivilev morreu após um acidente na segunda etapa da clássica Paris-Nice. Sua morte, inclusive, provocou mudanças nas regras do esporte, que tornou obrigatório o uso de capacete nas competições.
Outro caso escabroso será resolver o que fazer com a edição do Tour de France de 2000. Os sete primeiros colocados tiveram seus nomes envolvidos em algum escândalo de uso de substâncias ilegais. O título poderia, portanto, ficar com o oitavo colocado, o espanhol Fernando Escartín.
A UCI ainda não divulgou se vai obedecer a decisão da USADA ou se vai levar levar o caso ao Tribunal de Arbitragem Deportivo (TAS), corte máxima do esporte mundial, em Lausanne, na Suíça.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário