"DESDE 1993"

"BICICLETARIA VANBIKE - desde 1993" - Rua Comendador João Lopes,438 - Centro - Caçapava/SP CEP:12282-290

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ALGUMAS DICAS BASICAS DO MTB, DO 16 AO 21.

16) Como devo limpar corretamente a minha bicicleta?
Devemos lavar a bicicleta com água a baixa pressão, com especial precaução nos cubos, eixo dos pedais, suspensões, para em seguida colocarmos "mãos à obra" com uma esponja, esfregando da direita para esquerda. Por último, devemos deixar secar ao ar livremente. O "toque final" deve ser dado com um pano de algodão.

17) Quando devo substituir a corrente?
É algo muito variável. Depende do uso que damos à bicicleta, quais as condições e cuidado que temos com ela. Uns 3.000 km de uso são uma boa referência para substituirmos a corrente. É possível medir melhor o desgaste com calibradores, como os que oferecem as marcas Park Tool ou Rohloff.

18) Como o capacete deve estar corretamente ajustado em nossa cabeça?
É conveniente que as correias não estejam nem muito apertadas, nem frouxas. Procure que ambas as partes fiquem simétricas (ou quase), para que o fecho fique numa posição cômoda e tenhamos margem de ajuste das orelhas e na própria tensão do fecho. Convém ajustar bem as passadeiras em baixo das orelhas, para que o capacete não solte e também escolher a espuma interior certa, para que o capacete não mexa em sua cabeça.

19) Câmara de ar de bico fino ou grosso?
É igual. Há quem se "encante" pelo bico grosso, porque permite encher em mais postos de gasolina. Outros peferem o fino, porque é a verdadeira "válvula da bicicleta" e é compatível com todos os aros do mercado.

20) A que altura coloco os manetes dos freios?
O ângulo ideal será entre 30 a 45 graus na horizontal e segundo nossos gostos. O importante é que fiquem numa posição natural e que respeitem a inclinação dos nossos braços sobre o guidão, como se fosse um prolongamento dos mesmos, isto é, o pulso não deve ficar dobrado para cima e nem para baixo.

21) Em uma bicicleta de mountain bike é necessário ter bar ends, aqueles chifres ao lado do guidão?
Nem sempre. Este é um aspecto que depende do gosto de cada um. Até pouco tempo quase todos os bikers usavam bar ends nas provas e treinos, mas esta situação mudou. Um exemplo dos que não usam bar ends é Roland Green, vencedor da Taça do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário