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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ALGUMAS DISCAS BASICAS DO MTB.

22) Os pneus dianteiro e traseiro têm de ter desenhos de cravos diferentes?
Não necessariamente, apesar de muitos fabricantes possuírem desenhos diferentes para o pneu dianteiro e para o traseiro. Há uma infinidade de exemplos a favor ou contra, no entanto, não é algo que faça grande diferença.

23) Tenho de lubrificar o canote do selim?
Sim, é conveniente, principalmente, se você não desmonta. A lubrificação fará com que não adira totalmente às paredes do tubo do selim e possamos movê-los mais facilmente. Um pouco de óleo é suficiente, se não, de nada nos servirá o aperto do selim.

24) De que lado deverá estar colocado a blocagem da bicicleta, aquela chave de aperto rápido das rodas?
Geralmente o aperto rápido, mais conhecido como blocagem, deverá estar colocado do lado esquerdo, apesar de também poder ser colocado do lado direito. Os fabricantes de freios à disco indicam esta segunda opção, pois devemos evitar tocar com as mãos no próprio disco para evitar queimaduras se ainda estiver quente por causa do uso dos freios.

25) E o amortecedor?
No amortecedor é melhor não mexer. Apenas requer que você o mantenha limpo e bem cuidado. Em condições de muito pó ou lama, é recomendável utilizar um protetor de "neoprene", para evitar um desgaste prematuro. Alguns possuem regulagem, deixando mais mole ou mais duro. Se surgir algum problema procure uma loja especializada.

26) É necessário usar lentes de cores distintas nos meus óculos?
É recomendável. Ao termos várias lentes, melhoramos o contraste e a visão, dependendo do tipo de clima que faça. Em dias de muito sol e muita intensidade de luz, as lentes do tipo espelho nos protegem fortemente dos raios UVA.

27) É possível haver fissuras no meu quadro?
Sim, é possível. Observe sempre as partes que estão sujeitas a um maior stress. Isso pode acontecer em todas as marcas e convém não nos enganarmos.

28) Depois de vários meses voltei a pedalar e vi que os pneus da bike estavam rachados.
Isso é um caso bem comum para aqueles que não usam muito a bicicleta, os pneus racham e a única alternativa é trocá-los.

29) Sempre quando troco de marchas em uma subida a corrente faz um barulho grande, um "track". O que eu faço?
Você está trocando de marchas na hora errada. O certo em uma subida é sempre pegar um embalo e nunca trocar de marchas na hora que a bike estiver bem pesada. Isso inclusive estraga sua corrente.

30) Os freios também fazem um barulho grande, parecem uma buzina...
É bem provável que ele esteja desregulado ou a sapata usada não é de boa qualidade.

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