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domingo, 22 de setembro de 2013

Montando um garfo tapered numa 29er com head tube tradicional de 1 1/8".


Uma forte tendência entre os principais fabricantes de bicicletas, o head tube do tipo


 
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tapered, conhecido por aqui também como tubo de direção conificado, ganhou força no cenário internacional durante os últimos anos. Agora, presença constante em muitos dos novos modelos à venda no mercado brasileiro, é um padrão que se consolida apoiado pelas consideráveis vantagens que oferece.
O tubo de direção conificado apresenta rigidez superior. Seu emprego tem como resultado mais precisão em termos de condução, além de tudo, uma caixa de direção tapered seria, em teoria, mais durável. Por conta da área de contado inferior aumentada, os projetistas conseguem desenvolver seus novos quadros com um down tube bastante robusto, o que se traduz em bikes de estrutura frontal mais rígida. Da mesma forma, a coroa, ou "crown", nas suspensões tapered é superdimensionada, consideravelmente mais forte e muito menos suscetível aos indesejáveis esforços de flexão que costumam afetar muitos dos garfos tradicionais de 1 1/8", o reflexo disso você sentirá de maneira clara na trilha. Para completar, os rolamentos de 1 1/2" dissipam melhor as cargas e impactos, são mais resistentes e por tudo isso prometem maior durabilidade. Vantagens que combinadas, garantem uma experiência muito melhor para o piloto.  O head tube conificado se tornou uma realidade entre as modernas bikes de competição, fato que por si só já justificaria o investimento, mais ainda para aqueles que planejam futuros upgrades.

Na realidade, mesmo que o head tube de sua bike não seja conificado, existe ainda uma possibilidade que viabilizaria a montagem de um garfo tapered. A solução seria lançar mão de uma caixa de direção inferior de copo externo com 1 1/2" de diâmetro, como o modelo EC 44 da Cane Creek. No seu quadro atual, a presença de uma caixa de direção do tipo "zero stack", igualmente conhecida como interna ou semi-integrada, é característica que o qualifica a receber uma suspensão tapered. Para confirmar em definitivo, meça o diâmetro interno da parte inferior do head tube, o número resultante deverá estar muito próximo de 44mmCom fama de cult, o quadro da Saga - primeira 29er produzida em série no Brasil - me pareceu a opção perfeita para montar a caixa Cane Creek EC 44. O projeto original, com o qual tive o prazer de me envolver, previa um ângulo do tubo de direção na casa de 72.5° levando-se em conta uma suspensão de 80mm, um número já considerado elevado, ainda que justificado, porém na prática muitos dos exemplares saíram de fábrica com o head tube significativamente mais elevado que isso, atingindo às vezes até 75°, um desvio indesejável, talvez ocasionado pelas dificuldades que envolviam sua produção artesanal. Nesses casos, uma suspensão com 100mm de curso seria uma escolha praticamente obrigatória, capaz de relaxar em até 1° a frente da Saga, contudo muitas vezes isso não seria suficiente para corrigir por completo o problema. É aí que vale a "mágica" da caixa de direção de copo externo, com ela o rolamento fica posicionado por fora do head tube, funcionando como uma extensão do comprimento do tubo de direção, como efeito, a angulação da frente da Limone do P29BR relaxou mais um pouco, unindo o útil ao agradável, ou seja, combinando uma geometria corrigida com o reforçado garfo tapered. Com as modificações realizadas, a altura do movimento central em relação ao solo e a distância entre-eixos aumentaram alguns milímetros, mas não o suficiente para arruinar a excelente capacidade de fazer curvas da Saga. ACane Creek EC 44 possui um "stack heigh" (a parte que penetra no tubo) de 12mm, entretanto muitos quadros tem no head tube um batente interno posicionado a uma altura menor que essa, 10mm no caso da Saga. Esses 2mm não inviabilizaram a instalação desta caixa de direção. De todas as formas, fique atento para não exagerar na força na hora da montagem.
Esteticamente, a Rock Shox SID tapered harmonizou super bem com o quadro da Saga.  Em termos de performance,  a 29er idealizada por meu finado amigo Fabio Yoshimoto era acima da média, muito boa mesmo de pedal. Agora, com o garfo tapered e seus ângulos devidamente corrigidos, ficou ainda melhor---O P29BR escolheu para este teste a caixa de direção inferior EC 44 da série 40 da Cane Creek, produto muito bem acabado que pesa 64 gramas e utiliza um rolamento selado de funcionamento super suave. As partes superior e inferior das caixas de direção da marca são vendidas separadamente, liberdade de escolha que facilita as mais diversas composições e configurações.
Fonte P29r

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