"DESDE 1993"

"BICICLETARIA VANBIKE - desde 1993" - Rua Comendador João Lopes,438 - Centro - Caçapava/SP CEP:12282-290

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PARA INICIANTES, Como reparar câmaras furadas.

Substituir a câmara é a típica operação que um ciclista profissional, ou amante dos pedais de finais de semana precisam saber e se vêem mais dia ou menos dia obrigados a fazer. Logo, é sempre bom saber como remendar a câmara, especialmente se você está percorrendo longas distâncias ou fora de estrada, para evitar dores de cabeça. (Lembramos que é sempre aconselhável levar uma câmara reserva.)

Para o processo, você precisará de espátulas, um kit de remendo e uma bomba. Esse kit de remendo deve conter:
- Cola específica;
- Lixa;
- Remendos ou adesivos de reparo.

Alguns kits de remendo são "sem cola", o adesivo no remendo são suficientes para mantê-lo grudado na câmara. Mas esse tipo de remendo só serve como emergência. Para retirá-lo do mato com mais rapidez. Mas em casa você deverá fazer um reparo mais firme.

:: Consertando a câmara

Primeiramente retire a câmara furada através das espátulas. Infle parcialmente para encontrar o vazamento. Se tiver muito difícil a visualização do furo, mergulhe, se possível, à câmara em água.

Dica: Caso esteja numa trilha e não tenha rio, lago ou água por perto, basta encher a câmara mais do que o normal e passar vagarosamente pela região do pescoço – região sensível do corpo. Assim você descobre mais facilmente a região do furo.

Outra dica: Faça um círculo com um pedaço de giz ou uma caneta de marcação, se disponível. Caso esteja numa trilha, pegue uma talisca (pedaço de graveto fino tipo palito) e enfie na câmara para que tenha melhor visualização e marcação do furo. Cuidado para não furar de vez a câmara.

Alertamos que se o furo for na região da válvula, sua câmara possivelmente não tem mais concerto, descarte-a.

Após localizar o furo, esvazie totalmente a câmara. Lixe cuidadosamente e uniformemente ao redor do furo, isto ajudará o remendo a grudar melhor.

Dica: Caso você não tenha lixa naquele momento (na trilha), use a roda traseira como “esmeril”. Colocando a bike de cabeça para baixo você pedala e usa o pneu como lixa. Segure a câmara dos dois lados firme e mande ver.

Dica: Caso você esteja numa trilha com chuva, com o pneu todo melado de lama e não tem a lixa e nem câmara reserva... o que fazer? Praticamente você estaria perdido. Mas a dica especial é usar o velcro da luva como lixa em caso de emergência. Mas com risco de danificar o velcro.

Enfim, lixada a câmara...

Passe uma fina camada de cola sobre a área lixada. A cola deve repousar até ficar um pouco mais seca.

Dica: Enquanto a cola fica secando, passe a mão (sem a luva) por dentro do pneu para que ache o motivo do furo. Exemplos como vidro, espinho, prego, etc. Cuidado para não se machucar!

Retire do plástico fino ou papel do remendo e pressione no local trabalhado do furo. Aguarde a cola secar totalmente.

Dica: Alguns kits de remendo contêm os adesivos grandes, pequenos e outros em tiras (caso do VIPAL). Neste último, você pode preparar o seu próprio adesivo em casa, recortando dos mais variados tipos de tamanhos.

Dica: Após a finalização do reparo, você pode usar o cabo da bomba para pressionar ou bater na região do remendo. Coloque a câmera no joelho ou no selim da bike e mande ver.

Seu remendo está pronto, agora você terá como continuar sua pedalada, ou poderá guardar a câmara como sobressalente.

Dica: Mesmo feito o remendo, encha a câmara antes de por na roda, e verifique se tem algum vazamento na região que você trabalhou. Se não tiver nada errado o seu remendo está pronto.

Última dica: E para finalizar o sucesso do seu serviço, sempre coloque a câmara no pneu com um pouquinho de ar. Desta forma ela molda no pneu certinho, facilitando o seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário