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sexta-feira, 14 de junho de 2013

P29BR - Entendendo os "novos" tipos de movimento central


Vários padrões, muitas siglas, poucas informações

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A chegada da linha 2011 de 29ers de diversas marcas, trouxe junto, pelo menos para mim, uma dúvida em relação aos padrões de movimento central disponíveis no mercado. Me vi obrigado a pesquisar um pouco sobre o tema e compartilhar minhas conclusões com você, blog-leitor do P29BR.

Não vou escrever aqui sobre os já considerados antigos movimentos centrais de eixo estriado, ainda hoje encontrados em muitas das bikes de menor custo 

vendidas pelas grandes marcas, sistemas conhecidos como Octalink, no lado da Shimano, e ISIS para os demais fabricantes.

Assumo também que atualmente os pedivelas com eixo integrado de 24mm de diâmetro e rolamentos do movimento central montados exteriormente ao quadro dominam o mercado. A Shimano desenvolveu o padrão Hollowtech II, que apesar de parecer idêntico aos concorrentes, é na realidade incompatível com o MegaExo da FSA e o X-Type da Race Face, que por sua vez, são intercambiáveis entre si. A versão da SRAM/Truvativ para esse componente é o GXP, cujo movimento central apresenta uma leve variação de diâmetro de um lado a outro, por isso só pode ser usado com os pedivelas da mesma marca.

Vou me ater aos movimentos centrais do tipo Press-Fit com rolamentos encaixados e prensados diretamente ao quadro da bike; guardando-se as devidas proporções, semelhantes em funcionamento às caixas de direção integradas já utilizadas há algum tempo pela indústria de bicicletas.
Antes de continuar, acho importante comentar sobre duas das variáveis que envolvem o projeto de um pedivela e seu movimento central, são elas o Q-Factor e o U-Factor.
Falando de maneira simples, Q-Factor é a distância entre as laterais externas de um pedivela, medida paralelamente ao eixo do movimento central, na altura dos pedais. O ideal é que esse número seja o menor possível para proporcionar uma pedalada mais natural e não sobrecarregar as articulações dos joelhos, entretanto exigências no desenho dos chain stays das mountain bikes fazem seu Q-factor ser em média 20mm maior que numa bicicleta de estrada.





Da mesma forma, o U-Factor é a distância entre as faces externas do pedivela, medida exatamente na direção do eixo do movimento central. É um número sempre inferior ao Q-Factor e quanto menor for ele, maior será a curvatura que o pedivela pode ter, oferecendo mais espaço para os tornozelos do piloto.




Voltando aos sistemas Press-Fit, proliferam, principalmente em linhas TOP, 29ers equipadas com movimento central nos padrões BB30 e BB92, por isso vou me concentrar unicamente nesses dois.

O sistema BB30, apesar de parecer, não é novo. Foi na realidade inventado pela Cannondale no final da década de 90. É hoje empregado em grande parte dos modelos da própria Cannondale e agora está igualmente presente nas linhas de componentes de outros fornecedores, como a SRAM e a FSA. Uma bike para receber o BB30 deve ser projetada com uma concha de movimento central de maior diâmetro e os mesmos 73mm de largura de uma mountain bike normal. Os rolamentos são encaixados diretamente ao quadro e fixados através de anéis de retenção. O grande diferencial é o eixo do pedivela de 30mm e o fato dos rolamentos mais robustos estarem posicionados internamente ao quadro, resultando num pedivela com menor U-Factor, mais ergonômico e leve em função de utilizar menos material no processo construtivo. Enquanto apenas a Cannondale produzia um conjunto pedivela/central BB30, seus preços eram astronômicos, depois com a chegada de outras marcas ao mercado, o sistema ficou mais barato e se difundiu, já podendo ser visto em um número muito maior de modelos e marcas de mountain bikes.




A Shimano, seguindo seus preceitos até certo pontos discutíveis, criou mais uma vez um padrão diferente e exclusivo para seu central do tipo Press-Fit, o BB92 (BB86 no caso da linha de estrada). Aqui, a concha do movimento central da bike precisa ser mais larga que o padrão de 73mm, tem 92mm, permitindo assim acomodar internamente um movimento central até certo ponto parecido com os centrais externos, mas sem as roscas. O conjunto BB92 chega a ser um pouco mais leve que o tradicional. Um ponto interessante reside no fato de que a largura das faces externas dos rolamentos do central acaba sendo a mesma que nos modelos Hollowtech II, por isso, os pedivelas em si são os mesmos e consequentemente compartilham o eixo de 24mm.

Se você é proprietário de um quadro com central BB30, terá ainda a possibilidade de converter o movimento central para o tradicional de rosca e rolamentos externos, bastando para isso utilizar um adaptador. Se, por outro lado, você possui uma bike com central BB92, terá que invariavelmente que seguir usando esse sistema, já que não existe conversão possível compatível com o padrão de Press-Fit da Shimano.

Qual sistema é melhor? O BB30 que chega a ser até 100 gramas mais leve que os concorrentes, mais estreito em termos de largura do central, emprega rolamentos mais largos e duráveis, além de oferecer compatibilidade com centrais externos de rosca e seus respectivos pedivelas, é claramente superior ao BB92.






Sem dúvida o Press-Fit chegou para ficar e será a evolução natural para os centrais e pedivelas nas mountain bikes, mas apesar de toda evidente vantagem técnica em comparação com os sistemas de rosca mais comuns atualmente, considero que ainda apresentam alguns inconvenientes para o biker comum que curte fazer a manutenção de própria bicicleta.

Gosto muito dos conjuntos do tipo Hollowtech II, MegaExo, X-Type e GXP, porque facilmente posso transferí-los de uma bike a outra, utilizando apenas uma chave allen e uma ferramenta barata para remover/instalar o central, como a Park Tool BBT-9. Por outro lado, os rolamentos dos conjuntos Press-Fit precisam ser encaixados ao quadro com a ajuda de uma ferramenta específica e de custo algumas vezes maior, além de removidos com outra, diferente. É muito mais fácil e seguro instalar seu central com rosca, por exemplo, que acomodar da

maneira correta os rolamentos de um central Press-Fit diretamente em um quadro construído em
carbono e que pede um cuidado especial.

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