Lance Armstrong perdeus os títulos do Tour de France entre 1999 a 2005
O ciclista cazaque Andrei Kivilev, que morreu em 2003
O caso é que o segundo lugar daquele ano ficou com o alemão Jan Ullrich, que também foi banido do ciclismo por doping. A decisão está nas mãos da União Ciclística Internacional (UCI).
A possibilidade de Kivilev ser declarado o vencedor expõe a “saia justa” que a UCI terá de enfrentar para anunciar os novos vencedores da Volta da França de 1999 a 2005 já que diversos dos adversários de Armstrong foram flagrados em exames antidoping durante ou após a época de domínio do norte-americano.
Kivilev morreu após um acidente na segunda etapa da clássica Paris-Nice. Sua morte, inclusive, provocou mudanças nas regras do esporte, que tornou obrigatório o uso de capacete nas competições.
Outro caso escabroso será resolver o que fazer com a edição do Tour de France de 2000. Os sete primeiros colocados tiveram seus nomes envolvidos em algum escândalo de uso de substâncias ilegais. O título poderia, portanto, ficar com o oitavo colocado, o espanhol Fernando Escartín.
A UCI ainda não divulgou se vai obedecer a decisão da USADA ou se vai levar levar o caso ao Tribunal de Arbitragem Deportivo (TAS), corte máxima do esporte mundial, em Lausanne, na Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário